Hoje vamos inaugurar essa nova área do site, a Lixeira de Opiniões. Nós sempre tentamos deixar de fora as opiniões das notícias, e quase sempre falhamos miseravelmente, mas aqui o propósito é falar o que pensamos sobre o assunto, e saber a sua opinião. Vamos lá?
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O assunto de hoje é a “bagunça” em volta da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, e a Sony não está nada feliz sobre isso, ou melhor, o medo dela é que a MS use a mesma política que a Sony usou e ainda usa a respeito dos jogos, e tire Call Of Duty da loja Playstation.
Medo justificado? Aqui na milionária e bem financiada redação de Gamerscore Brasil achamos que não. A Microsoft fez aquisições no passado e não removeu nenhum jogo das lojas das outras plataformas. Ao invés disso, ela ampliou a escolha que cada usuário tem pra comprar. Como exemplo, temos a compra do Minecraft por 11 milhões de dólares, que posteriormente não virou exclusivo, simplesmente porque, como todas as pessoas que têm um pouco de noção sabem, ser exclusivo limita os ganhos, ainda mais quando a base de players já é ampla e baseada em varias plataformas.

Em 2021 o volume de vendas do Call of Duty foi de 400 milhões, sem contar 1 bilhão de retorno só do CoD Mobile. Vendo a distribuição, menos da metade dos 400 milhões chegaram do Xbox, então tornar isso exclusivo seria uma perda de dinheiro certa para MS. Certamente, os fãs do Playstation provavelmente não vão largar o console só pra jogar o CoD na rival, pois o mantra da Sony é, e sempre foi, “Os exclusivos vendem consoles” e ninguém foi lá tirar exclusivos dela.
Call of Duty, para a Activision, só no ano de 2020 trouxe cerca de 3 bilhões de dólares. A Microsoft comprando todo o pacote por quase 68 bilhões não vai demorar muito para voltar a ter esse dinheiro no bolso (ainda mais porque não é so CoD e não é só Activision). Como o objetivo da MS nunca foi lucrar com a venda de consoles, cortar os ganhos tornando a franquia Call of Duty exclusiva não seria uma boa escolha, então não deveremos esperar que isso aconteça.

Pela lógica (nascida na mente de alguém que não sabe de nada, eu) a tática melhor para gerar ganhos a longo prazo e ampliar ainda mais a base de usuários, mantendo a visão gaming que a MS tem agora, é não tornar o jogo exclusivo, talvez vender até nas geladeiras, igual aconteceu com o Minecraft. Jogar ele no Game Pass, tornará ainda mais o serviço atrativo e irá gerar lucros ainda maiores, tendo de um lado as vendas diretas para quem não tem Game Pass ou não quer (Tá louco?!), do outro lado aumentando a base de público que vai assinar o serviço.
Enquanto a Microsoft pode parecer a malvada por querer comprar tudo, ou a louca que joga AAA no Game Pass, os números parecem dar crédito a essa estratégia apesar da situação pré e pós covid, guerra e tudo o que o mundo está passando agora.
Agora uma coisa que todos nós estamos vendo claramente é a Sony sendo uma hipócrita, tendo medo de uma empresa ter um exclusivo a mais, quando tudo o que Sony sempre fez foi gerar exclusivos e usar isso como “arma”.
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Bom, essa foi a Lixeira de Opiniões de hoje. É só a nossa opinião que pode um dia entrar em r/agedlikemilk ou não, mas é a nossa honesta opinião no monte do lixo das nossas opiniões.
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